Uma Incursão Pela Polícia

Sinopse

Os últimos anos, despertaram-nos para realidades perturbantes da aldeia global em que vivemos e temas como o terrorismo, crime organizado e corrupção, passaram a estar presentes no nosso quotidiano. A nossa tranquilidade e segurança, são ameaçadas pela força destrutiva dos que representam a negação de valores construídos durante séculos. Sobre essas realidades, cada um de nós, deve ter uma palavra de cidadania a dizer, avaliando a forma como o Estado de Direito desempenha as suas funções.

Muitas das questões, que, então se suscitam, prendem-se com a forma de organização e o trabalho das forças policiais, com a sua cooperação e, essencialmente, da forma como se equilibra a segurança de todos, com os direitos de cada um.

As novas formas de criminalidade organizada e o terrorismo, trazem uma importância acrescida a estes temas, que é potenciada, quando se abordam as novas técnicas especiais de investigação e toda a panóplia de novos instrumentos que invadem a vida privada. Este livro, outro intuito não tem, que não o de abrir algumas portas, que não devem estar fechadas.

Dirigir uma organização policial como a Polícia Judiciária é, para além do mais, percorrer caminhos que, normalmente, não fazem parte do itinerário do cidadão comum. Com este livro, mais não se pretende, do que compartilhar, com simplicidade, alguns dos passos dessa caminhada, dando a conhecer alguns dos temas que foram objecto de reflexão e, quantas vezes, de preocupação.

Dedico este livro: A minha Família, de quem fiquei devedor por quase dois anos de vida um pouco mais "complicados".

Ao meu filho João Miguel e ao seu contributo fundamental, para que este livro fosse possível.

A todos aqueles que me acompanharam naquele caminho, dando o melhor de si e para quem a lealdade não foi palavra vã.

A PJ, a quem devo este livro, na certeza de que continuará a ser uma instituição de referência no nosso País.