Homenagem Da Faculdade De Direito De Lisboa Ao Professor Doutor Inocêncio Galvão Telles: 90 Anos

Sinopse

Prof. Doutor Inocêncio Galvão Telles:

90 Anos (9-Maio de 1917)

Homenagem da Faculdade de Direito de Lisboa

Noventa anos: uma vida longa e preenchida, dedicada à Família, à Ciência do Direito, à Universidade e ao País. Inocêncio Galvão Telles testemunha o nascer dos impérios anti-liberais do Centro e do Leste europeus; a guerra mundial de 1939-1945; a guerra-fria; a ascensão e o termo do Estado Novo; a génese e o desenvolvimento da III República; a criação de novos Estados de fala portuguesa; a queda do muro de Berlim; a implosão dos regimes soviéticos; a integração europeia; a globalização; os novos terrorismos mundiais; e o início da grave crise climática que irá mobilizar a Humanidade nas próximas gerações.

Inocêncio Galvão Telles toma parte activa na consolidação do Direito português como uma singularidade do Sul: um sistema com raízes multisseculares, que acolheu o Direito romano actual, no estilo germânico. Ficarão como exemplos - entre muitos e incontornáveis - a introdução da ideia de representação, distinta da do mandato, e toda a sua contribuição para o novo Direito dos contratos, presente no Código Civil de 1966.

Inocêncio Galvão Telles defende o seu País denodadamente: o processo de Haia fica na História como uma grande batalha, de nível mundial, que deu a vitória justa às letras portuguesas.

Inocêncio Galvão Telles deixa uma marca indelével em gerações sucessivas de juristas de língua portuguesa, apoiado numa incansável produção jurídico-científica de que todos somos legatários.

A Faculdade de Direito de Lisboa, através do seu Conselho Científico e do melhor meio ao seu alcance - a Ciência do Direito portuguesa - associa-se a este feliz aniversário: que Deus permita, à Senhora Dra. D. Isabel Maria Galvão Telles, aos filhos, netos e bisnetos do Casal, à Comunidade Universitária de Lisboa e do País e a todos os juristas e interessados, o desfruto, por muitos e bons anos, da vitalidade pessoal e científica do Prof. Doutor Inocêncio Galvão Telles.

A Comissão Organizadora