Guia De Saídas Profissionais Para Estudantes De Direito

Sinopse

A intenção de elaborar um Guia de Saídas Profissionais Para Estudantes de Direito surgiu-nos há algum tempo. Já no mandato anterior pretendíamos criar uma publicação que indicasse quais as saídas profissionais para alunos de Direito. Contudo, essa primeira tentativa esfumou-se...

Neste mandato, coube-me a tarefa de coordenar tal trabalho, desafio que aceitei sem hesitar, movido por um projecto aliciante, que tinha tanto de inovador como de arriscado. A possibilidade de fracassar acompanhou-me desde o início, mas foi esse o estímulo para passar parte das férias de Verão a materializar um dos objectivos mais arrojados da minha vice-presidência. Parece-me ser este o momento para agradecer a confiança em mini depositada, pelo Presidente da Direcção da AEDUM (João Pedro Ferreira), para liderar este projecto.

Mas uma empreitada desta envergadura não se faz sozinho. Neste sentido, convidei o Nuno Vieira para me coadjuvar, aposta que se viria a revelar aceitada pela compreensão mútua e pelo entendimento recíproco. Sabia que um trabalho destes se enquadrava no seu perfil... Todavia, devido à grande sobrecarga de trabalhos, que um projecto deste género acarreta, resolvemos pedir a colaboração de outros colegas, para pequenas tarefas, sem a qual não sabemos se teríamos conseguido concretizar com sucesso este objectivo. Assim contámos com a colaboração da Flávia Loureiro para leitura e correcção literária; o Marco Gonçalves fez os textos relativos à Administração Pública e à Solicitadoria; o Sérgio Silva elaborou a parte da Diplomacia e a Sílvia Serra redigiu o excerto relativo à Polícia Judiciária.