Liberdade, Cidadania E Segurança

Sinopse

Enquadramento temático – Enquadramento histórico-filosófico – Da antiguidade à contemporaneidade – Enquadramento jurídico - Perspectiva politico-sociológica – O contexto urbano contemporâneo e as tendências da criminalidade em Portugal.

O que fazer, então, para que a liberdade seja garantida e respeitada, para que a cidadania seja usufruída e para que a segurança seja mantida e preservada? Como proceder política e socialmente para que os cidadãos se sintam em segurança e possam exercitar livremente as prerrogativas de cidadania?

Na tentativa de responder a estas e outras interrogações, o Dr. Manuel D. Antunes Dias elaborou um estudo sobre liberdade, cidadania e segurança, numa perspectiva jurídica e político-sociológica no qual descreve e analisa a realidade portuguesa subjacente ao objecto de incidência do seu trabalho.

É um estudo que merece ser lido com atenção para se compreender que, nestas como em outras matérias, o rigor dos factos e dos conceitos e a formalidade das palavras tornam inteligíveis as realidades, mesmo as mais complexas.