I Jornadas De Lisboa De Direito Marítimo

Sinopse

Após o êxito obtido nas I Jornadas de Lisboa de Direito Marítimo, subordinadas ao tema "O Transporte Marítimo de Mercadorias", realizadas nos dias 6 e 7 de Março pretérito, publica-se, agora, a maioria das intervenções proferidas no referido evento. A iniciativa das I Jornadas de Lisboa de Direito Marítimo, cientificamente coordenadas pelo Prof. Doutor António Menezes Cordeiro e pelo signatário, insere-se no âmbito das acções do CDMT (Centro de Direito Marítimo e dos Transportes da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa), tendo tido a honra de contar com a participação de reputados especialistas nacionais e estrangeiros. Com as Jornadas de Lisboa de Direito Marítimo, pretende o CDMT contribuir activamente para o estudo e divulgação do Direito Marítimo em Portugal e nos demais países de expressão portuguesa, complementando o ensino universitário dessa disciplina que se processa na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, de há poucos anos a esta parte.

Uma palavra de agradecimento é devida ao IPTM - Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, que apoiou financeiramente a iniciativa, bem como a presente publicação.

Conforme referimos no encerramento das I Jornadas, o CDMT tem, no seu programa, a realização periódica de iniciativas similares, estando, de resto, em organização as II Jornadas de Lisboa de Direito Marítimo, agendadas para o ano de 2010.