Direito Contratual Entre Liberdade E Protecção Dos Interesses E Outros Artigos Alemães-lusitanos

Sinopse

Com a presente obra, uma longa tradição de trabalhos, discorrendo sobre os desenvolvimentos no mundo jurídico dos países lusitanos, é levada adiante, sendo que tais trabalhos, por meio desta obra, são igualmente analisados e estruturados - tudo isso a partir de um ponto de vista especial que é a interrelação entre os mundos jurídicos de línguas portuguesa e alemã. O legado cultural dessas duas tradições jurídicas foi também continuamente tido em consideração. A nova obra tem relação com os livros, baseados em reuniões, que foram publicados por Jayme, assim como por Jayme/Schindler, nos últimos anos.

Com essa nova obra, que advém das palestras ocorridas nas reuniões da Associação de Juristas Alema-Lusitana entre os anos de 2004 a 2006, novos campos serão também desbravados, e isso em pelo menos duas direções. A Associação é bastante lusitana, sendo importante para o intercâmbio acima descrito, por isso, nos pareceu conveniente publicar as obras com a Almedina em cooperação com a de Gruyter, sendo a primeira, talvez, a editora jurídica líder em Portugal e a segunda a maior editora jurídica na capital alemã. Em relação ao conteúdo, pareceu-nos igualmente importante, além da menção aos desenvolvimentos, posicionar temas principais, que serão tratados profundamente e marcarão a respectiva obra, e que devem ficar no seu começo. Por último, mas não menos importante, a obra deixa também transparecer que os últimos anos foram grandes anos para codificações nos próprios países centrais do mundo lusitano, atingindo entre outros o direito civil, especialmente no Brasil e igualmente o campo do direito do consumidor e outros.

Os coordenadores gostariam de agradecer sinceramente aos autores e editores, que deram à obra seu rico conteúdo e sua bonita forma.

Um sincero agradecimento também é devido ao Prof. Dr. Benicke e ao Prof. Dr. Harke, que levaram a Associação de Juristas Alema-Lusitana nos últimos anos a Giefien e Würzburg. O autor do prefácio ainda gostaria de agradecer cordialmente a Margarida dos Santos, que trabalhou arduamente na preparação das reuniões e da própria obra, e na negociação com as editoras.