Investigação Criminal

Sinopse

A investigação criminal continua na moda ocupando uma parte considerável do chamado espaço mediático e também das conversas/discussões do dia-a-dia. Sendo certo que nesta matéria todos se sentem autorizados e legitimados a "botar" opinião... por terem ouvido ou lido.

É neste contexto mais ou menos simplista, folclórico e caótico sobre algo tão sensível e especifico - que não pode ser pasto dos especialistas de todas as coisas - que surge um livro, uma verdadeira lição, aplaudida por quem, de forma séria, se interessa pelo tema e pelos profissionais, que lhe reconhecem um interesse e qualidade incomum e que muita falta fazia, o livro de José Braz Investigação Criminal - A Organização, o Método e a Prova.

O autor desta obra é uma referência sustentada da Policia Judiciária e da investigação criminal em Portugal. Com a experiência vivida e muitos outros múltiplos saberes multidisciplinares, que dezenas de anos de estudo e combate ao crime organizado lhe trazem, senhor de uma capacidade de exposição linear fluente e clara, o autor convoca-nos, indicando-nos o caminho, para uma reflexão sobre os desafios da nova realidade criminal, organizada, fluída, tentacular, sem fronteiras, suportada em assessorias jurídicas poderosas e com um sistema de capilaridade que chega a todo o lado, contaminando o sistema.

Esta realidade impõe, como bem defende o autor, um novo paradigma metodológico na investigação criminal que assenta basicamente numa atitude proactiva e contínua de busca e conhecimento por parte das instâncias de investigação sobre o fenómeno criminal e seus actores, por forma a poderem antecipar os objectivos, seguir os passos da actividade criminosa e dar-lhes resposta atempada, evitando que os lucros do crime se diluam num emaranhado conjunto de actividades e negócios legais.

Isto e muito mais que o autor nos apresenta nesta nova edição de Investigação Criminal - A Organização, o Método e a Prova, que surge revista, eu diria revisitada, e actualizada face aos normais desenvolvimentos e produção legislativa.

Livro que se recomenda vivamente a todos os que se interessam seriamente pela investigação criminal e se considera imprescindível aos actuais e futuros investigadores criminais, em toda a sua amplitude.