Deep Work: A Concentração Máxima Num Mundo De Distrações

Sinopse

Uma das capacidades mais importantes do ser humano está a tornar-se cada vez mais rara. Quem souber dominá-la conseguirá alcançar resultados extraordinários.

A concentração máxima é a capacidade de nos focarmos, sem distrações, numa tarefa cognitivamente exigente, para obtermos melhores resultados em menos tempo. É esta aptidão que gera a produtividade e lhe dá a sensação de realização genuína. Em resumo, a concentração máxima é uma espécie de superpoder na nossa economia cada vez mais competitiva.

Em Deep Work, o autor, Cal Newport, debruça-se sobre estes novos tempos em que todos somos obrigados a estar ligados e permanentemente disponíveis, mergulhados em múltiplas intromissões. Dividindo este livro em duas partes, Cal Newport demonstra na primeira que, em quase todas as profissões, cultivar uma ética baseada na concentração máxima produzirá grandes benefícios e, para esse efeito, combina uma crítica cultural com uma série de exemplos práticos ? pensemos em Carl Jung, que construiu uma torre num bosque para poder ficar completamente isolado, ou, mais recentemente, no escritor que comprou um bilhete de avião de ida e volta para Tóquio só para se poder concentrar durante a viagem a escrever um livro. Na segunda parte, temos, na sequência desta realidade, um plano de ação rigoroso, baseado em quatro «regras» que irão transformar a sua mente e os seus hábitos de modo a aperfeiçoar a capacidade notável da concentração, em vias de se extinguir no mundo caótico em que vivemos.